Translate

terça-feira, 10 de junho de 2014

Balança Energética

Todos nós sabemos que a quantidade de calorias ingeridas influência o peso, e para que estejamos com o peso adequado a nossa idade e altura, temos de fazer boas escolhas relativamente ao nosso estilo de vida: mantendo um plano equilibrado de alimentação saudável e um estilo de vida ativo.

A balança energética está relacionada a duas questões:
- capacidade energética que o nosso corpo produz através dos alimentos que ingerimos diariamente.
- utilização diaria desta energia produzida para que o corpo possa manter suas funções vitais ( andar, pensar, falar, dormir, fazer exercícios, etc)

A energia não pode ser criada ou destruída. Isto significa que a energia que ingerimos, sob a forma de alimentos e bebidas (calorias), deve ser utilizada pelo organismo como combustível ou armazenados para uso posterior. A gordura corporal é simplesmente a nossa loja de energia para usar quando o consumo de energia cai abaixo de nossa exigência. 

Quando a quantidade de energia (calorias) ingerida através dos alimentos é maior do que aquela que o organismo gasta com seu metabolismo basal somado às atividades físicas diárias, diz-se que há um balanço energético positivo e a pessoa acumula gordura corpórea. Caso isso ocorra por um período longo de tempo, instala-se a obesidade.

Dessa forma, definem-se três fases do balanço energético:
Etapa ideal - Balança Equilibrada

É quando a quantidade de calorias ingerida equivale ao gasto calórico, mantendo o peso inalterado. Esta fase consegue-se na manutenção do peso ao longo da vida ou após um emagrecimento se a pessoa alimentar-se com atenção, por necessidade de seu organismo, mastigando bem os alimentos, observando horários, sendo que as extravagâncias ocorrem somente de vez em quando e mesmo assim, logo após faz uma restrição nos alimentos. Exemplo: quando se vai numa festa. Paralelamente a esse tipo e forma de se alimentar deve a pessoa fazer exercícios físicos pelo menos umas 4 vezes por semana durante uns 40 minutos.


Balança Dinâmica Positiva: Como o próprio nome está dizendo, há nesta fase uma ingestão de calorias num nível mais alto do que antes. Se ganhou peso recentemente, a realidade é que ingeriu mais calorias do que as necessidades do seu corpo. E isto não acontece de um momento para o outro. Para a maioria das pessoas acontece ao longo de semanas, meses e anos, com um pequeno balanço energético positivo diário, com efeito de bola de neve.

Balança Dinâmica Negativa: 
Se precisa de perder peso, tem de inverter a situação e alcançar um balanço energético negativo. Basicamente isto significa ingerir menos calorias e/ou deslocar-se mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário